segunda-feira, 19 de julho de 2010

Movimentos Emancipalistas de Pajuçara

A emancipação é o processo de desmembramento de um distrito que passa a condição de município, na região metropolitana destacamos o município de Maranguape que deu origem aos municípios de Palmácia e Maracanaú. Maracanaú está prestes a emancipar o distrito de Pajuçara. Neste sentido, é fundamental a criação de movimentos populares de emancipação que dão corpo a organização política e preparam os futuros pleiteantes aos cargos públicos.
Desde o período da emancipação de Maracanaú que em Pajuçara têm surgido movimentos com interesse idêntico. Entre os movimentos emancipalistas, o primeiro germe foi o movimento chamado ‘Cadeira Cativa’, assim denominado devido ao habito de cada um trazer sua cadeira para as reuniões. Posteriormente por iniciativa do tenente Barroso, do vereador José Bento a Silva, entre outros, com o apoio do então deputado estadual Roberto Pessoa, desenvolve-se um pequeno núcleo interessado no processo de emancipação. Nesta tentativa foram feitos vários avanços no sentido da viabilidade do processo emancipatório. Outra tentativa surgiu sob os auspícios do então deputado Julio Cesar, tal tentativa fracassou infelizmente devido à morosidade do processo que caducou no TRE.
Desde então a chama da emancipação tem ressurgido com maior força nos movimentos MEP, AMEP e por fim MIEP. O MEP (movimento pela emancipação de Pajuçara), que durou pouco tempo teve como coordenadores, Haroldo Abreu, Francisco Bento, Antonio Queiroz de França e Helio Cunha, a AMEP (Associação do movimento emancipalista de Pajuçara), coordenada por Ribamar Viana e o MIEP (movimento de integração pela emancipação de Pajuçara), tendo como coordenador e articulador o Prof. Santos, com o apoio da vereadora Aline, tal movimento tem surtido grande impacto, realizando reuniões e eventos em prol da emancipação de Pajuçara, que agora será colocada em plebiscito nas eleições de 03 de outubro deste ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário